O Centro Escolar de Moreira de Cónegos foi inaugurado esta sexta-feira, dia 25 de junho pelo Senhor Presidente da Câmara de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, inserido nas comemorações do “Dia Um de Portugal”.

Passado um ano desde o início da requalificação e ampliação da Escola de Vermis, chega agora ao fim mais uma obra pelas mãos da NVE com um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros. O novo equipamento dá-se agora pelo nome de Centro Escolar de Moreira de Cónegos.

Para além da reformulação do antigo edifício, as salas de aula estão agora equipadas com as mais recentes tecnologias ao nível do ensino. Esta unidade escolar está agora dividida em quatro volumes interligados entre si através de uma cobertura.

Anexo ao edifício “Plano Centenário” foi criado a nascente um volume de expansão da escola do Primeiro Ciclo com dois pisos, e na zona associada ao átrio principal nasceu um volume com espaços de gestão, sala de professores e biblioteca. Desta forma, a localização permite uma maior valência funcional pela centralidade e facilidade de acesso, quer interno, quer externo.

Por outro lado, o volume do Jardim de Infância ficará a poente onde as salas de atividades pré-escolares foram pensadas com o objetivo de uma maior flexibilidade de organização e espaço.

O quarto volume alberga agora o polivalente, refeitório e espaços anexos e pertence ao lado norte da empreitada. Sendo que o polivalente tem um pé direito superior ao até então existente, responderá a uma grande diversidade de usos. Por sua vez a área lateral do volume, sobre o refeitório e cozinha, será para usufruto da zona técnica.

Este projeto privilegia a iluminação natural da biblioteca, sala de professores e gabinetes de direção. O gabinete de atendimento e da associação de pais ficou com a iluminação natural filtrada pela pala do recreio exterior, uma vez que os mesmos são espaços de permanência não prolongada.

O acesso principal exterior é agora realizado através de um portão que alinha os edifícios, o que facilita desta forma o controlo de acessos, disponibilizando assim um espaço abrigado de espera. A circulação e estacionamento de carros no exterior do recinto escolar mantém-se, tendo sido criada uma zona alargada de saída do mesmo evitando cruzamentos e contacto dos alunos com os automóveis, promovendo assim uma maior segurança.

A NVE soma mais uma obra ao currículo, no que toca ao setor da educação, contribuindo para a modernização das infraestruturas escolares no concelho de Guimarães.