A NVE foi novamente escolhida para mais um projeto aliciante, do qual se orgulha. Desta vez, o projeto apresentado consiste na proposta de remodelação das instalações do atual Mercado Municipal de Felgueiras, ao nível do seu espaço, materiais e infraestruturas interiores, de forma a permitir o futuro funcionamento da Loja do Cidadão de Felgueiras.

Este projeto, com um investimento superior a 1,5 milhões de euros por parte do Município de Felgueiras, e que já vem sendo idealizado há cerca de dois anos pela autarquia, vai finalmente arrancar e pretende reunir um conjunto de serviços que “facilitará a vida à população, permitindo-lhes resolver vários assuntos no mesmo espaço”, afirma Nuno Fonseca, presidente da autarquia.

Além disso, esta empreitada permitirá dar uma nova vida ao edifício do Mercado Municipal de Felgueiras e “revitalizar aquele espaço que se encontra num local central e dar-lhe uma maior dinâmica”, acrescenta o autarca.

Durante a renovação e reabilitação deste espaço, os elementos a manter são as paredes exteriores, os elementos da estrutura, e parte das paredes interiores e algumas caixilharias interiores e exteriores.

A obra tem um prazo previsto de 365 dias e será constituída por dois pisos. No piso 0 vão localizar-se a maioria dos serviços prestados aos cidadãos e, apenas pontualmente e em casos concretos, poderão ser utilizados alguns dos espaços do piso -1.

Ainda no piso 0 vão ser aproveitadas as instalações sanitária públicas existentes, de modo a criar condições para uma instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade condicionada.

Depois de concluído o projeto, os cidadãos do Município de Felgueiras terão ao dispor vários serviços prestados pelas entidades acordadas: AT – Autoridade Tributária, Segurança Social, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, IRN – Instituto dos Registos e Notariado e AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

As Lojas do Cidadão são um conceito inovador de prestação de serviços públicos, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública. Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação, as lojas também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado português.

 

A título de curiosidade, as primeiras Lojas de Cidadão foram criadas em 1999, em Lisboa - Laranjeiras e Porto. Foi com a abertura destas Lojas que foi dado o primeiro passo do conceito “one stop shop” para o atendimento público. Num mesmo local, o cidadão passou a ter acesso a uma larga gama de serviços públicos e privados.

Como não poderia deixar de ser, a NVE sente-se orgulhosa e entusiasmada por abraçar este projeto e por poder contribuir, com a sua experiência e profissionalismo, para a melhoria de serviços aos felgueirenses.