O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, receberá uma Unidade de Cuidados Intermédios destinada ao tratamento de doentes de AVC, obra pela qual a NVE será responsável. Esta empreitada iniciou em Setembro e traduz-se como a “concretização de um sonho”, segundo o diretor clínico do Hospital de Guimarães, Dr. Hélder Trigo.

Esta nova Unidade, visa a prevenção, mas também o acompanhamento e tratamento de pessoas que sofreram um AVC. A difusão de conhecimento relativo a este tema e um tratamento contínuo do paciente, mesmo após sair do hospital, é também o foco desta iniciativa. A área de intervenção situa-se no Piso 9 do Corpo 1 da Unidade Hospitalar, integrada no Internamento do Serviço de Medicina.

A obra que se irá realizar abrange a remodelação da área interior, de momento ocupada por 5 enfermarias. A mesma irá implicar a realização de uma série de trabalhos, desde: obras de demolição; execução de paredes divisórias; instalação de portas, armários e proteções de paredes; alteração de pavimentos, revestimento de paredes e tetos falsos, incluindo todas as pinturas necessárias; instalação de equipamento fixo e sanitário; colocação de estores; adaptação da rede e equipamento de segurança contra incêndios; reformulação das redes hidráulicas e das instalações e equipamentos mecânicos, incluindo rede de gases medicinais e ainda das instalações e equipamentos elétricos e de telecomunicações.

Em termos de revestimentos, estes serão de características hospitalares, de modo a garantir a assepsia dos espaços, a sua fácil manutenção e limpeza. No geral, serão aplicados nos pavimentos materiais vinílicos que dobram em forma de meia cana para as paredes. Os tetos falsos serão ou em gesso cartonado - na maioria dos compartimentos -, ou em lâminas de alumínio lacado, amovíveis nas áreas de circulação, para um fácil acesso às infraestruturas. As portas terão revestimento melamínico, com aros e proteções metálicas.

A NVE é já a empresa responsável pela obra de requalificação e ampliação do Serviço de Urgência, também no Hospital da Senhora da Oliveira. Esta unidade hospitalar serve uma população aproximada de 260 mil habitantes de oito concelhos, cinco deles diretamente, sendo assim uma obra de elevado grau de importância.

Tem a NVE neste projeto um enorme sentimento de gratificação e orgulho contribuindo para que Guimarães, além de ser uma cidade de Património, de História e Cultura, seja uma cidade que se preocupa com o bem-estar e com a saúde dos seus cidadãos. O objetivo da NVE será sempre transpor esse desejo para a realidade, utilizando todo o seu know-how, adquirido com as obras realizadas ao longo dos anos, para melhorar as condições de saúde dos Vimaranenses.