Localizada no concelho de Paredes, a Litocartão é uma empresa que se dedica à produção de Micro Canelado Simples Face, em diversas ondas, destinado fundamentalmente ao sector da embalagem.

A atividade desta empresa deu os primeiros passos na Maia, em 1993, até se deslocalizar para o concelho de Paredes, onde se mantém até agora, em meados de 2007. Já nessa altura, a construção de raiz da unidade industrial ficou a cargo da NVE Engenharias S.A.

Agora, cerca de 15 anos depois, a NVE é novamente escolhida para a construção da nova unidade industrial da Litocartão.

O edifício, cuja área de construção tem cerca de 14 000m2, será constituído por 3 áreas funcionais distintas: um bloco administrativo, uma nave de armazenagem e a zona de produção, onde se insere a zona social e alguns gabinetes da parte operativa.

O volume de maior dimensão, delimitado na área central da proposta, corresponde à unidade de produção, sendo esta o centro orbital do conjunto edificado.  

Prevê-se que todo o edifício de produção se vá desenvolvendo ao nível do piso térreo e, pontualmente, no piso 1, com uma cércea máxima de 14 metros. O bloco administrativo, por sua vez, será constituído por 2 pisos, acima da cota de soleira.

O terreno vai ter 2 acessos, funcionado um deles como entrada e saída para veículos ligeiros, e o outro como entrada e saída para veículos pesados.

Nos arranjos exteriores da proposta de 26 674,87 m2, estão contempladas áreas de jardim ou terreno vegetal, passeios em pedra, e áreas de circulação automóvel em betão e em betuminoso. No contorno do edifício irá existir uma via de circulação.

No que concerne a lugares de estacionamento, estão considerados 114 lugares destinados a veículos ligeiros e 17 lugares destinados a veículos pesados.

Esta unidade industrial vai contemplar todos os espaços necessários ao bom funcionamento da indústria, nomeadamente no que diz respeito às condições de higiene e segurança no trabalho.

Os balneários foram dimensionados e equipados com armários para 70 funcionários e foi, também, desenhada uma instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade condicionada.

No bloco social está prevista a construção de uma cantina para 60 pessoas, equipada com micro-ondas, para aquecimento de refeições, e com abastecimento de água para pios lava-loiça e lavatórios na zona de chegada.

No que diz respeito à ventilação, todos compartimentos interiores são providos de sistemas de ventilação, que efetuam a renovação do ar, diretamente do interior para o exterior.

Ser novamente escolhida para a construção de um edifício industrial da Litocartão é a prova de que o profissionalismo e a competência da NVE Engenharias não passam despercebidos. É com um enorme orgulho e sentido de compromisso que a NVE abraça este projeto.