A nova Loja do Cidadão de Vila Nova de Famalicão foi inaugurada esta 4ª feira pelo Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha juntamente com o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ferreira Ortiga e a Presidente da Agência para a Modernização Administrativa, Dr.ª Fátima Madureira. Estiveram ainda presentes demais Vereadores do Município e três responsáveis dos Registos e Notariado, Segurança Social e Autoridade Tributária.

A reabilitação das instalações esteve a cargo da NVE e ocupa uma área de cerca de 3000m2, representando um investimento superior a 1,8 milhões de euros, por parte do Município de Vila Nova de Famalicão.

A Loja do Cidadão alberga agora os serviços de Finanças, Segurança Social e Conservatórias do Registo Civil, Predial e Comercial, inserindo-se na política governamental de aproximar a Administração Central dos cidadãos, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

Em entrevista à NVE, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão confirmou o seu parecer positivo face à parceria com a empresa de construção: “Tenho uma apreciação muito positiva pela forma como a obra foi executada. Fico satisfeito por termos chegado a este resultado e agradeço à empresa e a todos quantos trabalham e que criaram condições para que aqui pudéssemos chegar.”

Este projeto está inserido num edifício de uso misto, já que concentra em si diferentes tipos de uso como habitação, comércio e serviços. A intervenção realizada contemplou a sua remodelação interior e algumas alterações de fachada no topo nascente dos pisos 0 e -1, principalmente no que diz respeito ao aumento da dimensão dos vãos de janela. Procurou-se também dispor as áreas de apoio, como instalações sanitárias, copas, áreas técnicas, espaços de arrecadação, salas de bastidores, espaços de arquivo e sala da segurança em pontos mais periféricos da área disponibilizada para a instalação desta loja. Dada a sua dimensão e capacidade prevista foi necessário introduzir melhorias no que respeita a caminhos de evacuação em caso de emergência. Nesse sentido houve necessidade de criar dois núcleos de escadas e um corredor para evacuação de pessoas.

O projeto apresentado procurou ainda aproveitar o facto de as várias áreas de trabalho em “back office” e “front office” se desenvolverem em “open space” para tirar partido de uma maior distribuição da iluminação natural entre os espaços junto das fachadas do edifício e das áreas interiores da loja, através da utilização de paredes divisórias em vidro e do aumento da área de janelas na fachada nascente.

A empreitada iniciada no ano de 2020 foi terminada um ano depois e visa agora trazer maior comodidade aos Famalicenses, no que toca a ganho de tempo e custos de deslocação inferiores, uma vez que disponibiliza vários serviços num só espaço.

O presidente do município não esconde a satisfação no projeto concluído e segundo o próprio esta foi uma “missão cumprida, um sonho tornado realidade e uma meta alcançada”.

A NVE congratula-se uma vez mais de ser a empresa responsável pela reabilitação desta infraestrutura, somando mais um projeto ao já vasto e notório currículo na área da construção e da reabilitação de obras públicas.