A obra do centro de saúde de Moreira de Cónegos, orçamentada em 2,27 milhões de euros, arrancou esta segunda-feira, dia 16 de maio, e espera-se que os trabalhos estejam concluídos dentro de um ano, pela NVE Engenharias que foi, orgulhosamente, selecionada para levar a cabo esta empreitada. 

O edifício vai ser construído em forma de uma estrela, claramente identificável com a função de saúde pública. O projeto desenvolve-se num único piso, com acesso direto ao estacionamento e às entradas de serviço. A solução volumétrica permite evidenciar o Centro de Saúde tanto ao nível dos transeuntes, bem como ao nível de uma vista aérea e identificação na visita ao “google maps”.

Do ponto de vista funcional o novo Centro de Saúde possui três entradas permanentes: a entrada principal, a Norte, para acesso de utentes e a entrada a Nascente, com dois tipos de acessos diferenciados: uma de serviço e outra para a entrada de pessoal médico e auxiliares, incluindo a entrada de macas.

Entre outras áreas de serviço, será equipado com sala de espera de adultos, sala de espera materno-infantil, gabinetes de enfermagem, gabinetes de consulta, salas de tratamentos, sala de amamentação e fraldário, sala de internos, instalações sanitárias, e com arranjos exteriores através da implementação de vias de circulação automóvel, passeios, lugares de estacionamento e espaços verdes.

Em comunicado, o executivo de Guimarães afirma que a empreitada vai decorrer ao abrigo de um contrato-programa estabelecido entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) e o município de Guimarães.

O edifício será construído num terreno localizado na Rua do Bacelo, freguesia de Moreira de Cónegos e “[Estima-se] que seja um centro de referência na prestação de cuidados de saúde, garantindo à população cuidados de alta qualidade”, refere a autarquia.

A NVE, enquanto responsável pela construção deste centro de saúde, sente-se motivada para abraçar este novo projeto e oferecer aos moreirenses um espaço com condições de excelência para os cuidados de saúde dos habitantes desta Vila do concelho de Guimarães.