<
>

Ver também

Rua Garcia de Orta

O Olhar

Foz do Douro, 1052

O edifício tem uma planta muito peculiar, adaptada aos volumes que o constituem com uma distribuição harmoniosa dos espaçoos, desenvolvendo-se em três pisos.

No piso térreo há um conjunto de áreas associadas ao lazer, tais como um ginásio e uma sala de jogos. Na área para trabalho existe um escritório e na zona privada, um quarto e uma suite.

Do primeiro piso fazem parte duas suites e as áreas sociais como a sala de estar, sala de jantar e cozinha. As duas últimas estendem-se, através dos seus envidraçados, para um jardim tranquilo, que tem como elemento central uma piscina de linhas minimalistas. No piso dois, uma suite com vistas para o Rio Douro.

Arquitetura José Carlos Cruz
Estruturas José Manuel Ruivo Pimentel
Hidráulicos José Manuel Ruivo Pimentel
Eletricidade Rui Liberato
ITED Rui Liberato
AVAC João Duarte Teixeira Pinto

O Lugar

Esta moradia localiza-se numa das principais ruas da Foz Velha, no Porto. A obra caracteriza-se por uma reabilitação, consequência de um incêndio que destruiu parcialmente a moradia.

Com uma localização privilegiada, próxima da Fortaleza de S. João e a “contemplar” o ponto de encontro entre o Douro e o Atlântico, este edifício mantém a traça original e características muito próximas das existentes, antes da necessidade desta nova reabilitação, com pequenos apontamentos ao nível arquitetónico para tornar os espaços mais ao gosto dos seus proprietários.

Foz do Douro, 1052

A Obra

Neste projeto a NVE procedeu à demolição e reconstrução parcial do interior da moradia com auxílio das novas técnicas de construção.

Pela sua arquitetura destacamos a aplicação de molduras em gesso com a criação de moldes específicos para aplicação em sancas e paredes.

No que diz respeito às guarnições das portas e rodapés, foram também criadas freses especificas para se criar o efeito pretendido. Relativamente aos pavimentos temos três tipos de materiais utilizados, mosaico hidráulico, madeira e alcatifa.

Construção

Reabilitação

Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.

Tentaremos ser o mais breve possível no contacto.