<
>

Ver também

World of Wine - Museus

O Olhar

Praça Parada de Leitão

Há histórias que se contam com os olhos no passado, vivendo o presente. O edifício datado de 1860 possui uma bela fachada neoclássica e um conjunto interessante de elementos decorativos interiores.
As fachadas foram recuperadas segundo a imagem inicial, dado o respeito pela riqueza formal e arquitetónica existente, transformando o edifício para uma nova função.

Arquitetura Cláudia Patrícia Pires Machado
Estruturas José Paulo Tavares Coimbra
Térmico Raul Leandro Gomes da Silva
Acústico Pedro Nuno Vicente Teixeira
Hidráulicos Pedro Nuno Vicente Teixeira
Gás Pedro Nuno Vicente Teixeira
Eletricidade César Augusto da Silva Dias
ITED César Augusto da Silva Dias
AVAC António Jorge Monteiro Toledo de Azevedo

O Lugar

Pela sua natureza arquitetónica, o edifício consta da Carta dos Valores Arquitetónicos da cidade do Porto e é considerado imóvel de interesse público. A construção em gaveto em que se insere situa-se na área de transição entre a cidade “intra- -muros” medieval e a expansão que se foi desenvolvendo ao longo da ligação que partia da Porta do Olival na Muralha Fernandina.

A Obra

A estrutura em madeira do corpo da claraboia foi reabilitada, assim como parte dos pavimentos, paredes interiores, portas e vidros, preservando-se a geometria original do edifício.

O restauro do edifício acabou por constituir dois estabelecimentos distintos de restauração e bar – um a ocupar a cave e rés do chão e o outro de maiores dimensões a ocupar o 1.o e 2.o andares.

Construção

Reabilitação

Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.

Tentaremos ser o mais breve possível no contacto.