Cerca de 12 anos depois da construção da primeira sede da AIREV (Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela), a NVE é mais uma vez a construtora escolhida para a levar a cabo a nova casa desta instituição.

Este novo edifício, que terá capacidade para 60 pessoas em CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e 30 pessoas em Lar Residencial, conta com a comparticipação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), em 1 milhão e 200 mil euros, dos cerca de 3 milhões de 400 mil euros que representam a totalidade deste investimento.

Esta construção de, aproximadamente, 2600 m2, pretende complementar o preexistente edifício da AIREV, que se tornou insuficiente face às crescentes necessidades e carências sociais verificadas na região. LocalizadA no Concelho de Vizela, a AIREV constitui hoje uma marca de qualidade no que diz respeito à assistência de pessoas com deficiência nesta região sendo, por isso, fundamental a concretização deste projeto.

O novo edifício adapta-se, por um lado, aos taludes existentes, respeitando a morfologia do terreno através da sua implantação e, por outro lado, assume-se na paisagem através de um eixo perpendicular que promove o prolongamento da cota superior do terreno, libertando o solo, com o objetivo de garantir a maior área verde possível e permitindo o desenvolvimento de atividades ao ar livre, bem como um melhor enquadramento paisagístico e urbano.

O acesso principal do edifício é feito no rés-do-chão que, a partir do Hall principal, garante o acesso aos espaços administrativos, gabinetes técnicos e ao CACI. Neste piso encontra-se também localizado o refeitório comum às duas unidades funcionais. Todos os espaços habitáveis possuem luz e ventilação natural e têm acessos diretos para o espaço exterior.

A partir do Hall, e acedendo através de escadas e/ou elevador, acede-se ao Lar residencial. Esta valência, tal como as demais, encontra-se perfeitamente autonomizada, garantindo o funcionamento independente face aos restantes espaços, não obstante a existência de espaços e infraestruturas partilhadas. O lar residencial é composto por uma sala de estar, uma copa, áreas reservadas a funcionários e 19 quartos, sendo 8 quartos individuais e 11 duplos. As instalações sanitárias de apoio ao lar foram calculadas numa relação de 1 para 4 utentes.

Este projeto tem um significado especial para a NVE, que conhece de perto esta associação e reconhece o trabalho notável que a mesma faz em prol da comunidade e na assistência a pessoas com deficiência, garantindo a sua qualidade vida e integração num ambiente saudável e de entreajuda.