A NVE soma e segue. Pelo segundo ano consecutivo, é a grande vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Melhor Intervenção com Impacto Social”, com a Reabilitação do Teatro Jordão, em Guimarães.

A cerimónia de entrega dos galardões decorreu esta terça-feira, dia 10 de maio, no Palácio da Bolsa, no Porto, e foram distinguidos nove projetos em 10 categorias distintas, eleitas por um júri independente de entre um leque de 74 projetos oriundos de 25 concelhos do país.

Vale a pena relembrar que o Teatro Jordão e a Auto Garagem Avenida foram reabilitados pela NVE em consórcio com a Costeira – Engenharia e construção, S.A., que, em compromisso de parceria, levaram a cabo a reabilitação deste edifício que comporta uma enorme relevância histórica e patrimonial na cidade de Guimarães.

O Teatro Jordão foi originalmente inaugurado em 1938 e é um exemplar típico dos cineteatros construídos à época no país, tendo constituído então um marco de modernidade no seu contexto urbano.

Hoje, o edifício do Teatro Jordão, não passa despercebido a quem passar ao seu lado. Imponente, de traços marcados, numa dicotomia entre o histórico e o moderno, este edifício tem um lugar de destaque na cidade.

Este conjunto edificado abre agora portas ao curso de Teatro da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e o de Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, bem como a Escola de Música do Conservatório de Guimarães, afirmando Guimarães enquanto cidade de formação e produção cultural.

O seu auditório tem capacidade para 386 lugares, com uma estrutura flexível e acessos adaptados para visitantes de mobilidade reduzida.

Esta reabilitação foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores desafios da NVE, no que à reabilitação diz respeito, e é um grande orgulho sentir que todo o esforço e dedicação foram agora reconhecidos, a nível nacional, na entrega deste prémio.