Reabilitação de edifício do séc. XVIII na Praça do Rossio
07 March 2019
A NVE apresenta o seu novo desafio na Capital, a Reabilitação e alteração de um Edifício na Baixa Pombalina em plena Praça do Rossio. Uma praça com mais de 600 anos sendo conhecida como o “Coração de Lisboa”.
Situado numa das zonas mais nobres da cidade de Lisboa, é um projeto de grande valor tanto a nível Urbanístico como Tipológico, por ser um edifício exemplar pombalino com funções comerciais e habitacionais.
O edifício é um marco de arquitetura e planeamento urbano português do séc. XVIII, construído entre 1764 e 1783, após o terramoto de 1755, é constituído por 6 pisos com uma área de construção aproximada de 1 500 m2.
No que respeita às três fachadas principais salienta-se o seu elevado grau de autenticidade no alinhamento dos famosos quarteirões pombalinos. No seu interior estão presentes traços históricos, como por exemplo a escada de acesso ao primeiro piso, construída em 1905 para servir o Hotel Continental, detalhe que irá ser mantido na íntegra, entre outros detalhes que serão reabilitados de acordo com o existente, como os pavimentos em tábua corrida, paredes portantes e abóbadas.
Toda a fachada será recuperada de acordo com a regra “Pombalina”, cantarias em lioz amarelo, telha de canudo, vãos em madeira pintados a branco, molduras em verde-escuro e gradeamentos metálicos pintados também a verde-escuro. A cobertura será totalmente reabilitada mantendo o mesmo desenho, cércea e volumetria. Após a intervenção o edifício terá um total de 14 apartamentos com tipologias T1 e T2, além de serem mantidos os 4 espaços comerciais existentes.
A NVE tem como objetivo concluir as obras no prazo de 14 meses, aplicando toda a sua experiência em obras de reabilitação urbana, e trabalhando em conjunto com o Dono de Obra de modo a fazer deste empreendimento uma obra de referência na Capital.