<
>

Ver também

Rua Mouzinho da Silveira, 108

O Olhar

Rua Miguel Lupi, 22

Este edifício é composto por um total de 5 pisos, quatro acima do solo e um parcialmente enterrado para o lado da Rua Miguel Lupi.

Procurou-se reaplicar ou aproveitar métodos construtivos que se adaptassem e respeitassem os métodos originais, preservando a maioria das paredes estruturais compostas por tijolo maciço.

Arquitetura Miguel Passos de Almeida | Carlos Sousa Coelho
Arquitetura Paisagista Filipa Cardoso de Menezes | Catarina Assis Pacheco
Estruturas Maria do Carmo Baptista Vieira | José Pedro Ferreira Venâncio
Hidráulicos Pedro Artur Martins Durão | Andreia Gabriel Cardoso
Gás João Duarte Teixeira Pinto
Eletricidade Rui Liberato
ITED Rui Liberato
AVAC João Duarte Teixeira Pinto

O Lugar

Nesta habitação, destaca-se a diversidade no desenho dos vãos de cada piso, sempre diferentes, mas que mantêm a coerência do conjunto e atribuem à fachada originalidade. Esta dinâmica e diversidade, elementos característicos da época em que foi construído, definem bem o cuidado no desenho inicial, reforçado por uma boa pormenorização.

A moradia tinha todas as fachadas livres, um fogo por piso que ocupava a totalidade dos 276m2 de implementação e uma organização dos espaços interiores muito racional. Estas foram algumas das mais importantes condicionantes na definição da intervenção a realizar.

A Obra

A obra da NVE consistiu na reabilitação e ampliação deste edifício histórico em pleno centro histórico da Baixa Pombalina e visou não só o melhoramento das condições de segurança do edifício, através da recuperação das zonas degradadas e reforço estrutural dos pavimentos e paredes exteriores, mas também numa reformulação interna na organização das habitações, tendo por objetivo a criação de duas zonas distintas, uma de caráter social, e outra, mais privativa, de quartos e novas instalações sanitárias. A NVE efetuou ainda, uma ampliação de mais um piso destinado a habitação que ocupa o desvão do telhado. Na totalidade trata-se da construção de 6 apartamentos de luxo com áreas úteis superiores a 200m2, numa localização privilegiada e com vista sobre o Rio Tejo no coração de Lisboa.

Construção

Reabilitação

Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.

Tentaremos ser o mais breve possível no contacto.