A NVE volta a aplicar a sua vasta experiência na construção de obras na área educativa, desta feita aliada à cidade de Barcelos que continuamente aposta na remodelação do seu parque escolar.
A forma e implantação da presente proposta trata-se de uma construção de raiz que irá resultar no novo polo escolar.

O edifício eleva-se em dois pisos, orientando as maiores aberturas a Sul e a Nascente, liberta-se com o apontamento mais a Sul para o campo de jogos sendo a ligação entre estes dois momentos, garantida por uma grande área exterior de recreio. A poente nasce um bloco com três pisos que irá fazer a interligação não só entre os dois pisos, mas também irá permitir a acessibilidade à cobertura.

Sendo a luz um dos elementos predominantes, todo o edifício foi projetado para ter o máximo de luz solar. No interior é garantida a todos os espaços luz e ventilação naturais através de rasgos dimensionados caso-a-caso para o efeito. Desta forma evitam-se gastos energéticos desnecessários na iluminação e climatização.

Os arranjos exteriores contribuem para a exigência qualitativa do conjunto, não sendo previstos muros de vedação para que não existam barreiras físicas e visuais.
A obra irá contar também com várias zonas verdes e pavimentos que irão proporcionar uma zona de lazer para os alunos.
Em termos de espaços comuns, este Centro Escolar contará também com refeitório, arrecadações, polivalente, biblioteca/ludoteca com arquivo, cozinha, sala para atendimento a encarregados de educação, gabinetes para professores, espaços de circulação e átrio, parque infantil e instalações sanitárias para crianças, adultos e deficientes.

O Centro Escolar concentrará os alunos das Escolas Básicas e Jardins de Infância da Várzea, Airó, Adães e Midões, terá oito salas de ensino básico e três de jardim de infância.

Esta obra irá sem dúvida proporcionar toda a qualidade e conforto aos alunos e comunidade escolar da região.