A NVE iniciou a obra de requalificação e ampliação das instalações do Patronato de S. Sebastião sito na Rua de Camões, em pleno Centro Histórico de Guimarães. 

Trata-se de uma obra social de grande importância, sendo o Patronato uma instituição particular de caridade e assistência, constituída em 19 de Março de 1962, tendo atualmente as valências de Creche, Jardim-de-infância e A.T.L.. 

A intervenção pretende manter os dois edifícios habitacionais primitivos, e face à necessidade das áreas exigidas será feita uma ampliação ao nível do rés do chão. 

A área de construção do edifício será diminuída de forma a beneficiar o lote com mais área de logradouro, completamente liberto das atuais construções. Foram projetados dois pátios, em material de aglomerado de borracha, para a utilização das crianças da creche e pré-escolar. 

Dado tratar-se de um edifício inserido na zona especial de proteção do Centro Histórico Património Mundial da Unesco, existem condicionalismos que terão de ser considerados e respeitados. A estrutura existente em madeira será reabilitada e reforçada, sendo substituídos os elementos que estiverem em mau estado de conservação. A estrutura da área a ampliar será em perfis metálicos com a cobertura em estrutura de madeira. 

Com as obras de requalificação e ampliação do edifício, a instituição terá capacidade para 60 crianças na creche e 75 crianças no pré-escolar, permitindo ao Patronato de S. Sebastião garantir a sustentabilidade da sua atual ação, bem como aumentar a sua resposta às necessidades sociais do seu meio envolvente, criando condições para o alargamento dos serviços que presta à Comunidade. 

Pela carga simbólica de serviço à comunidade da obra do Patronato é com orgulho que a NVE arregaçou as mangas para mais esta reabilitação na cidade berço. 

Recordamos que também na Rua de Camões a NVE tem já uma empreitada em fase adiantada de obra, desta feita a construção de 17 apartamentos resultado da reabilitação e ampliação de vários edifícios contíguos.