INICIADA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DE VIEIRA DO MINHO
06 July 2022

A NVE vai dar a cara por mais um projeto aliciante e ligado à área da saúde. Desta vez, o desafio é oferecer aos habitantes de Vieira do Minho uma nova unidade de saúde, que pretende colmatar as graves deficiências existentes no atual Centro.
Esta será uma construção de raiz, situada na rua Eng. Hernâni da Silva, na freguesia de Vieira do Minho, no concelho de Vieira do Minho. A obra foi adjudicada por 1 milhão e 558 mil euros e tem um prazo de execução de 545 dias.
A intervenção, no seu conjunto, possui um caráter minimalista e racional, no qual a simplicidade da zona envolvente é conjugada com a imponência do edifício.
A construção desenvolve-se apenas num piso, assegurando a mobilidade e a inclusão de todos os utilizadores do equipamento público. O esquema funcional do edifício é acessível e intuitivo, com um pátio central que cria uma divisão física dos espaços, mas ao mesmo tempo permite uma ligação visual entre os mesmos, proporcionada pela sua leveza e transparência.
O estacionamento em semicave pretende ocultar o parqueamento, na medida do possível, de modo que a relação entre o edifício e o espaço seja valorizada, e a entrada é demarcada pelo volume reentrante da fachada principal, que encaminha naturalmente os utentes desta unidade de saúde.
Diversas soluções de eficiência energética foram adotadas. Damos como exemplo a fachada, na qual se optou pelo sistema de fachada ventilada, em painéis de grés porcelânico, pois elimina as pontes térmicas e os problemas de condensação, conferindo um comportamento térmico excelente e evita a humidade.
Também a caixa-de-ar, existente no espaço intermediário, permite uma evacuação constante do vapor de água proveniente tanto do interior como do exterior do edifício, mantendo o isolamento seco e obtendo um melhor rendimento do mesmo e uma grande economia no consumo energético.
O edifício possui ventilação mista, ou seja, é possível ventilar todo o edifício de forma natural, mas também mecânica. A taxa de renovação de ar dos espaços cumpre a legislação em vigor e será instalado um conjunto de painéis solares térmicos na cobertura. O edifício possui ainda sistema de circuito de circulação e retorno de água quente. Este sistema reduz o tempo de espera de água quente e o desperdício de água fria durante esse período.
Todos os pormenores foram pensados para tornar este espaço funcional, energeticamente eficiente e de baixa manutenção, pela qualidade dos materiais usados e soluções apresentadas no projeto.
É o início de mais um desafio que a NVE entende como um voto de confiança na sua vasta experiência em construção de unidades de saúde. Como em todos os projetos em que se envolve, há a garantia de máxima dedicação e profissionalismo de toda a equipa NVE.