Qualidade
Com base nas exigências de um mercado cada vez mais competitivo, a NVE aposta progressivamente numa gestão dinâmica, que envolva e responsabilize todos os seus colaboradores numa melhoria contínua, através da definição clara e objetiva das metas que se propõe atingir, tendo como principal finalidade a satisfação dos seus clientes, colaboradores e restantes stakeholders.
A NVE assegura, no âmbito da sua atividade, o cumprimento dos requisitos legais, normativos e regulamentares aplicáveis. Para tal, encontra-se certificada pela norma ISO 9001:2008 desde 2005 o que permite assegurar um elevado nível de desempenho nas diversas atividades e em particular na crescente satisfação dos clientes, na protecção ambiental e na segurança dos seus colaboradores, promovendo uma política de comunicação objetivamente delineada.
OBJETIVOS GERAIS
- Consolidar a estrutura da NVE;
- Aumentar a rentabilidade;
- Melhor a organização interna da empresa;
- Melhorar as competências dos colaboradores;
- Otimizar os recursos, e minimizar os desperdícios, riscos e impactos ambientais;
- Interagir com o meio envolvente em que se insere.
Ambiente
A NVE tem como compromisso a adoção de práticas para identificar, avaliar e minimizar os impactos ambientais negativos eventualmente causados pela sua atividade e ao mesmo tempo potencializar os impactos positivos, promovendo ganhos efetivos de qualidade ambiental. Para proteger o ecossistema que envolve as suas obras, a NVE segue políticas internas orientadas pela norma ISO 14001:2012 e pelas exigências legais aplicáveis.
Segurança
Os programas de Segurança e Saúde no Trabalho estabelecidos visam assegurar a adoção de práticas e procedimentos que permitam identificar, avaliar e controlar os perigos e riscos existentes nos diversos processos e atividades que ocorrem na NVE. O foco é na prevenção para evitar a ocorrência de incidentes e suas respetivas perdas. Estas práticas e procedimentos aplicam-se desde a fase de elaboração de propostas até ao final da obra, assim como no período de assistência pós-venda. A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segue as políticas e diretrizes específicas internas estabelecidas e é baseada na norma ISO 45001:2018, nas exigências legais aplicáveis e na experiência das boas práticas de Engenharia e Construção.
Responsabilidade Social
A gestão da responsabilidade social faz parte integrante da estratégia definida pela NVE. Como empresa certificada pela Norma NP 4469-1 desde 2011, assumimos como compromissos a qualidade do serviço prestado, o crescimento sustentado, a melhoria continua, a segurança e formação dos colaboradores e o bem-estar da comunidade.
Como principais aspetos de responsabilidade social salientamos:
Para isso, definimos objetivos anuais que vão de encontro à melhoria da satisfação dos nossos stakeholders (clientes, colaboradores e sua família, acionistas, fornecedores e comunidade).
Procuramos desenvolver ações que nos permitam o envolvimento ativo com a comunidade e atividades com os colaboradores que fomentam o espirito de equipa, solidariedade e responsabilidade.
Ações | Descrição da Ação |
1 | Donativos e envolvimento com instituições de solidariedade social, cultural, desportiva e educativa |
2 | Desenvolver voluntariado: colaboradores NVE |
3 | Seguro de Saúde e melhores condições para colaboradores e família dos colaboradores |
4 | Divulgação de notícias no website, redes sociais e imprensa |
5 | Newsletter semestral com as iniciativas realizadas |
6 | Divulgação e Comemoração de dias temáticos |
7 | Protocolos com entidades externas para benefício dos colaboradores e sua família |
8 | Protocolos com Escolas |
9 | Qualificação Colaboradores |
10 | Kit Bebé |
11 | Dia Mundial da Luta contra a Obesidade |
12 | Dia Mundial da Criança |
13 | Comemoração do aniversário NVE |
14 | Convívio de Verão |
15 | Programa de desenvolvimento pessoal e promoção do espírito de equipa: Team Building 2023 |
16 | Semana da Saúde |
17 | Promoção do Bem Estar Mental |
18 | Certificação em Responsabilidade Social pela norma NP 4469 |
19 | Comemoração do dia de S. Martinho |
20 | Campanha Solidária de Natal |
21 | Jantar de Natal NVE | Festa de Natal filhos | Prendas de Natal |
22 | Gestão do desempenho de colaboradores: prémio de mérito |
23 | Participação Ativa no Desenvolvimento da Carreira de Estudantes |
* O programa de responsabilidade social será ajustado ao contexto atual (COVID19).
Objetivos | Meta | 2020 | 2021 | 2022 |
Resultados | ||||
Índice Satisfação dos colaboradores | ≥ 90% | 92,30% | 86% | 84,40% |
Nº iniciativas desportivas e culturais | ≥ 5 | 8 | 13 | 19 |
Nº estagiários | ≥ 5 | 4 | 5 | 4 |
Colaboradores com remuneração superior ao CCT | ≥ 90% | 95,70% | 97,60% | 90,10% |
Colaboradores com contrato sem termo | ≥ 80% | 75% | 67,50% | 71,40% |
Colaboradores com prémio monetário | ≥ 75% | 95,80% | 90,40% | 93,40% |
Nº processos disciplinares por incumprimento do código de conduta | 0 | 0 | 0 | 0 |
Taxa de absentismo | ≤ 5% | 6,20% | 4,10% | 5,50% |
Índice de Formações Realizadas | ≥ 50% | 80% | 75,0% | 61,90% |
Índice de Eficácia da Formação | ≥ 80% | 75% | 83,30% | 90% |
Objetivos de Responsabilidade Social
Relatório de Responsabilidade Social 2022
Certificado de Responsabilidade Social