Começaram as obras de remodelação e ampliação da Escola Básica de Lama, um investimento da Câmara Municipal de Amarante, de cerca de 850 mil Euros.


As instalações, objeto de intervenção partem de uma tipologia utilizada em edifícios escolares ao longo de mais de 100 anos; uma escola de sala única e instalações sanitárias exteriores e a posterior adição de um edifício escolar com 4 salas de aula distribuídas em dois pisos, em redor de uma caixa de escadas central, integrado no desenho corrente dos finais dos anos 70 para estabelecimentos de ensino tradicionais.  


O edifício irá ser sujeito a remodelações diversas, como as 4 salas de aulas e a remodelação do acesso principal do núcleo central.

Serão construídas de raiz as instalações com maiores exigências infra-estruturais tais como, a cozinha, novas instalações sanitárias, balneários para alunos, instalações sanitárias para adultos e para utilizadores com mobilidade condicionada, vestiários de pessoal, despensas, instalações técnicas, cozinha e sala polivalente com acesso direto ao espaço exterior de recreio coberto.

Na zona exterior serão também construídos um campo de jogos, parque infantil e zonas ajardinadas.

 
O Bloco 1 irá manter essencialmente a sua disposição, com as 4 salas de aula dispostas em dois pisos.
O Bloco 2, mais antigo, será remodelado e passará a contar com uma ligação interior ao edifício, mediante uma rampa acolhendo a sala de professores, gabinetes e a biblioteca, que integrará o acesso principal existente desde o exterior, uma relação que irá favorecer o uso autónomo da biblioteca por parte da comunidade.

 

A disposição do edifício foi projetada de forma a aproveitar a melhor exposição solar possível e a garantir que todos os compartimentos habitáveis tenham iluminação e ventilação direta.

 

Esta intervenção irá tornar o edifício mais funcional e confortável, esteticamente agradável, adequado às exigências e tecnologias contemporâneas, potenciando um ambiente escolar dinâmico e motivador tanto para alunos como para profissionais do ensino.

 

A NVE tem já no seu curriculum importantes obras no sector da educação e assegura assim o correto desenvolvimento desta obra, contribuindo para a modernização das infra-estruturas escolares no concelho de Amarante.