Esta manhã, dia 10 de março de 2022, o conjunto edificado do teatro Jordão e Garagem Avenida recebeu os alunos do curso de engenharia da universidade do Minho, para uma visita ao espaço recentemente reabilitado pelo Consórcio NVE e Costeira.

À chegada, os alunos foram recebidos pelos representantes da NVE no local e, no auditório principal, puderam ouvir o diretor de obra, o Engenheiro Agostinho Costa, a desconstruir todo o processo, desde o momento da adjudicação até ao resultado final. Desde os materiais utilizados, às técnicas de construção, e até aos minuciosos parâmetros de segurança necessários numa obra desta envergadura, tudo foi explicado pelo Engenheiro Agostinho aos alunos da U.M.

No final da exposição, assistiram a um vídeo onde puderam observar, em detalhe, as várias fases da construção, para que fosse possível perceber a dimensão da intervenção realizada naquele edifício, que representa um património arquitetónico muito marcante na cidade de Guimarães.

Após a conclusão do vídeo, os alunos foram conduzidos numa visita por toda a extensão do conjunto edificado, percorrendo os vários pisos e auditórios, alguns deles com aulas já a decorrer.

Recorde-se que o Teatro Jordão é um edifício histórico, originalmente construído nos anos 30, e que constitui um marco importante na cidade de Guimarães. Atualmente, resultante das intervenções levadas a cabo pela NVE e a Costeira, funciona neste espaço o curso de Teatro da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e o de Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, bem como a Escola de Música do Conservatório de Guimarães, afirmando Guimarães enquanto cidade de formação e produção cultural.

Esta visita foi uma oportunidade para a NVE dar a conhecer a qualidade do seu trabalho e dos seus profissionais, reafirmar os seus valores enquanto empresa sólida no mercado da engenharia e construção, e abrir portas aos alunos de engenharia da Universidade do Minho para que, quem sabe, possam no futuro fazer parte desta equipa.